O CI 555 é um circuito integrado utilizado em uma variedade de aplicações de temporização ou como multivibrador. Foi comercializado a partir de 1971 e continua em pleno uso, graças a sua simplicidade de uso, baixo preço e boa estabilidade.
O 555 tem três modos de operação:
Modo monoestável: nesta configuração, o CI 555 funciona como um disparador. Suas aplicações incluem temporizadores, detector de pulso, chaves imunes a ruído, interruptores de toque, etc.
Modo astável: O CI 555 opera como um oscilador. Os usos incluem pisca-pisca de LED, geradores de pulso, relógios, geradores de tom, alarmes de segurança, etc.
Modo biestável: o CI 555 pode operar como um flip-flop, se o pino DIS não for conectado e se não for utilizado capacitor. As aplicações incluem interruptores imunes a ruído, etc.
Aqui segue um projeto para quem está começando no mundo da eletrônica. É um projeto de baixo custo e com poucos componentes.
Segue abaixo a lista de componentes utilizados e o esquemático do circuito.
Boa montagem!!!
1 - Ci 555
3 - Resistores (1K,33k e 220k)
2 - Capacitores (1uF e 100nF)
1 - Led 5mm
segunda-feira, 30 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Queria saber como iria ficar as trilhas do circuito CI555
ResponderExcluirObrigado
como eu faço para substituir o "power" e "ground" por uma "battery 12v" para simular no proteus, pois quando faço isso o circuito não funciona...eu tenho que fazer alguma alteração ?
ResponderExcluirEsse circuito é tão simples que você poderia fazer na mão.
ResponderExcluirComo eu Fasso para alimentar o circuito com uma pilha?
ResponderExcluirjunta varias até atingir os 12 volts.. ou simplesmente uma de 12 volts. o "+" liga ao terminal positivo da pilha e o "groud" ao negativo.
ResponderExcluirMuito bom,me ajudou a compreender melhor o circuito!
ResponderExcluir